Residência Aurum

ProjetoResidência Aurum
CategoriaResidencial
LocalSanta Maria
Ano2017

Com a demanda de uma residência que transmitisse muita imponência e volumes com diferentes alturas para quebrar a horizontalidade da fachada, a solução proposta foi adotar uma escala sobre-humana, com elementos que fogem ao usual, como uma porta de acesso principal com altura que abrange dois pavimentos, uma palmeira ornamental dentro da cobertura frontal e uma pele de vidro que vai desde o piso do térreo até o forro do segundo pavimento, contornando toda sala de estar.

O uso da cor branca busca trazer elegância e sofisticação, criando um entorno de tons neutros que destacam a vegetação utilizada no segundo pavimento. A utilização de vasos como base para plantar estas folhagens auxilia a controlar o crescimento e manter o porte desejado destas.

O acesso ao interior da residência acontece por meio de um hall com pé-direito que dá acesso direto ao segundo pavimento e conecta o setor social à garagem, reduzindo o deslocamento necessário entre os cômodos.

O elemento central do pavimento térreo é a cozinha, projetada para servir também como um espaço de lazer, onde os amigos podem ficar na bancada conversando com a pessoa que está cozinhando ou preparando um churrasco, sem que ninguém fique isolado. Além disso, foi projetada uma brinquedoteca logo ao lado, onde os pais podem acompanhar tudo que acontece, com fechamento de vidro para auxiliar na redução de ruídos e uma varanda coberta por um pergolado de concreto que pode integrar-se a cozinha.

O banheiro da piscina atende tanto a quem estiver na cozinha, quanto aos que utilizam a piscina, permitindo que a pessoa tome uma ducha antes de entrar em casa.

A ideia é realmente não deixar ninguém de fora, por isto que a churrasqueira externa foi projetada dentro do volume da piscina, sob um brise metálico que dá sombreamento, criando um ambiente confortável e prevenindo a exposição prolongada aos raios solares de quem estiver assando.

Um grande painel que acompanha a lateral da piscina serve como ornamentação e ao mesmo tempo, esconde a área técnica onde está a central de gás, varal e depósito da piscina.

No segundo pavimento é onde acontece o setor íntimo da casa, com duas suítes que contém a mesma área útil nos quartos e banhos, evitando predileção na escolha dos ambientes para os filhos.

O corredor foi alargado para transformar um espaço ocioso, onde ocorreria apenas a circulação, em um escritório que também serve de local para estudo dos filhos, com acesso a um terraço comum a todos, onde a família pode aproveitar o pôr do sol reunida.

Share:

×